No dia 26 de setembro deste ano foi celebrado a Journée Européenne des Langues, em tradução livre, o Dia Europeu das Línguas. O evento foi celebrado pela primeira vez em 2001 por meio de uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.
O objetivo é celebrar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum e promover o multilinguismo motivando cidadãos europeus para a aprendizagem de línguas.
A diversidade linguística é uma forma de melhor compreensão intercultural. É por isso que o Conselho da Europa decidiu prosseguir a ação a favor das línguas, confiando ao Centro Europeu para as Línguas Modernas (ECML) a implementação desta jornada.
O evento então, passou a ocorrer todos os anos no dia 26 de setembro, e conta com a participação de diversos estados, destacando a rica diversidade linguística da Europa, que deve ser mantida e incentivada.
A necessidade de diversificar o leque de línguas aprendidas (incluindo as línguas menos utilizadas), o que se traduz em plurilinguísmo; a importância de desenvolver competências linguísticas modernas para uma participação plena na cidadania democrática na Europa.
Por ocasião da Journée Européenne des Langues são organizados eventos em toda a Europa : demonstrações, emissões de rádio e televisão, cursos de línguas, conferências, etc. Individualmente ou em grupos, todos são livres para decidir sobre a natureza das atividades que desejam organizar.
Em 2021 , o Dia Europeu das Línguas celebra o seu 20º aniversário. Nesta ocasião, foram produzidos muitos recursos (jogos, cartazes, entre outros), que estão disponíveis no site oficial do Dia Europeu das Línguas.
Fonte: Ministère de l'education nationale, de la jeunesse et des sports.
Gostou desse conteúdo? Tem alguma sugestão?
Cadastre-se e nos deixe um comentário
Comentarios