O termo língua refere-se ao sistema de comunicação e expressão verbal de um povo, nação ou país. Esse sistema permite aos falantes expressar emoções, pensamentos e opiniões. Desse modo, a língua representa tanto a identidade de um povo, como estabelece fronteiras para comunicação entre as pessoas.
Hoje em dia, com o boom tecnológico e o aumento do uso de redes de comunicação, o convívio entre culturas e povos é cada vez mais intenso, desse modo saber como se comunicar em mais de uma língua é uma habilidade muito valiosa para a interação na sociedade.
No entanto, além dos benefícios profissionais que o estudo de uma nova língua proporciona, o que muitos não sabem é que aprender um novo idioma também pode trazer benefícios para nossa saúde física e mental.
A seguir mostramos 5 motivos para aprender um novo idioma:
1. Redução dos riscos de desenvolvimento de Alzheimer ou demência
Isso mesmo que você leu! De acordo com uma pesquisa feita pela revista Neurology, o risco de se desenvolver Alzheimer em adultos que falam apenas uma língua, os primeiros sinais da doença começarem a se manifestar aos 71 anos de idade.
Ao passo que entre adultos que falam duas ou mais línguas, os sintomas só começam aparecer por volta dos 75 anos.
2. Estimula e amplia a percepção
Um estudo da Universidade de Pompeu Fabra, na Espanha, mostrou que pessoas que falam mais de um idioma são mais observadoras e capazes de manter o foco sobre informações relevantes, filtrando o que não é tão importante.
Isso acontece porque no processo de aprender palavras e expressões no novo idioma seu cérebro precisa desenvolver um modo de foco que seja mantido normalmente.
3. Melhora a capacidade de tomar decisões
A revista Psychological Science publicou um estudo da Universidade de Chicago propondo que o esforço realizado para raciocinar e aprender uma nova língua contribui na redução de inconsistências cognitivas, melhorando o processo de tomada de decisão.
4. Desenvolve a habilidade de ser multitarefa
Esta capacidade de desenvolver a habilidade de multitarefa ocorre devido a demanda natural no processo de aprendizagem de transitar entre um idioma e outro, de uma expressão em uma língua e seu contexto e assim sucessivamente.
Em um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia foi verificado que que essa habilidade amplia nossa capacidade de combinar várias tarefas ao mesmo tempo, já que o cérebro passa pelo exercício de revezar entre diferentes estruturas linguísticas.
5. Aumenta a autoconfiança
Quando você conversa com um nativo da língua que você está aprendendo e essa pessoa consegue compreender totalmente o que você está querendo dizer, há um sentimento de satisfação por uma nova conquista.
A sensação de fazer algo que não conseguia antes, como comunicar em uma língua totalmente diferente, é algo extraordinário. Isso nos leva a querer aprender mais, o que melhora nossa comunicação e confiança.
Depois de saber de todos esses benefícios, ficar parado porque? Abrace o desafio de aprender um novo idioma.
Gostou desse conteúdo? Tem alguma sugestão?
Cadastre-se e nos deixe um comentário.
Comments